Saiba como obter o seu alvará de licença e dê um ponto final ao estresse e as suas dores de cabeça!
Você sonha alto, e é por isso mesmo que decidiu ser o escritor de seu próprio destino e abrir sua empresa. Essa atitude lhe permitirá chegar ao topo das mais altas montanhas, atingir os mais complexos objetivos e olhar para trás de vez em quando.
Como assim “olhar para trás” se os objetivos estão a nossa frente e não podemos tirar os olhos deles? Bom, é claro que durante o processo para realização de nossas metas, elas devem ser alvo e almejadas fervorosamente. Mas isso não quer dizer que não se possa consultar o passado para conseguir força e experiência para encurtar o caminho até elas e mesmo, ao final de cada conquista, admirar de onde foi que tudo começou, o quanto você cresceu nesse processo e seu justo mérito dessas vitórias.
Mas para conseguir ver o seu próprio progresso com orgulho, primeiro deve-se começar de algum lugar, que geralmente é do zero. E, para isso, começa um processo de várias preocupações com documentações, leis e permissões que te deixam acordado por noites a fio.
E a palavra “alvará” com certeza foi uma das que deixou seus pesadelos um pouco mais pavorosos. Sejamos sinceros: ninguém aqui é filtro dos sonhos, mas vamos ajudá-lo a espantar esses fantasmas e garantir uma boa noite de repouso com informações de alvará de licença de uma forma bem simples.
O que é um alvará de licença?
O alvará de licença é um documento que diz respeito sobre a autorização por parte governamental das atividades que a sua empresa exercerá. Ou seja, é um documento que faz seu negócio e todas as ações por ele desempenhadas serem legais perante a lei.
Como obter o meu?
O alvará de licença pode ser obtido através da emissão, concedida pela Prefeitura Municipal. Para isso, sua empresa – e o estabelecimento que ela atuar – devem cumprir as obrigações previstas na lei.
As licenças normalmente exigidas são:
- Licença ambiental: expedido por órgãos municipais e estaduais de meio ambiente e o IBAMA. É recorrente obtê-la caso seu negócio envolve a atividade têxtil, de calçados, metalúrgica, etc., então é recomendável a consulta antes de pedir a emissão sem necessidade;
- Licença sanitária: requerida em casos de empresas que abordam alimentos, produtos relacionados a medicamentos, cosméticos, higiene e outros, pode ser obtida com o contato com órgãos voltados à vigilância sanitária;
- AVCB: ou simplesmente Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros, é a inspeção feita por eles e todas as empresas devem realizá-lo.
É importante frisar a importância de verificar se há a necessidade de mais licenças para a legalização do funcionamento do seu negócio, pois dependendo da área de atuação, outras licenças são exigidas.
Agora sim, as surpresas virão – mas não serão mais os sustos, com certeza. Com essas informações sobre alvará de licença, vá atrás do que lhe for cabível e sucesso para o seu futuro!
Gostou do conteúdo? Deixe-nos seu comentário! E se restou alguma dúvida, entre em contato conosco!