4 detalhes que garantem um atendimento humanizado na telemedicina!
Entenda o que é preciso para manter um atendimento humanizado para seus pacientes
A telemedicina tem ocupado um espaço cada vez maior na área da saúde, com a possibilidade de realizar atendimentos e simples processos, como receitas e laudos, de forma remota.
Contudo, com isso, surge uma nova necessidade: manter um atendimento humanizado e uma relação harmoniosa entre pessoas.
Apesar da tecnologia proporcionar muitas facilidades, o contato distante é possível apenas por uma tela e pode tornar as relações mais frias, o que é ruim em um atendimento médico.
Por isso, preparamos este artigo para te mostrar como realizar um atendimento humanizado, mesmo com a telemedicina.
Mas, afinal, o que é o atendimento humanizado?
Antes de falar sobre como realizar, é preciso entender do que se trata o atendimento humanizado.
É algo bem simples, se trata de manter uma relação de cordialidade, prestatividade e suporte ao paciente, de forma a esclarecer dúvidas e mantê-lo confortável durante as consultas.
Isso é de extrema importância para consultas de rotina e especialmente para a divulgação de diagnósticos mais graves, e é algo que precisa ser mantido mesmo na telemedicina.
Detalhes que garantem o atendimento humanizado
São as pequenas ações e cuidados que garantem isso, por isso, vamos elencar quais são os principais detalhes para que você se atente em aplicá-los durante os atendimentos remotos.
#1 – Cordialidade
A cordialidade precisa estar sempre presente.
Sabemos que todos temos dias difíceis e que nem sempre o bom humor está naturalmente presente, contudo, manter uma relação cordial é necessário, especialmente em um atendimento remoto.
#2 – Linguagem simples
Quanto mais simples e claras as informações passadas, mais o paciente vai compreender cada questão de forma rápida e natural.
Assim, não se cria uma distância desconfortável entre médico e paciente.
#3 – Se disponha a esclarecer dúvidas
Mostrar que qualquer dúvida pode ser mencionada e que você irá esclarecê-la, é crucial para que o paciente compreenda completamente tudo que foi dito.
Inclusive, é importante esclarecer dúvidas não só sobre o atendimento em si, mas, também, sobre como utilizar um laudo digital, por exemplo.
#4 – Faça pesquisas de satisfação
Receber o feedback dos pacientes é crucial para entender a efetividade e qualidade dos atendimentos e para traçar estratégias de melhorias.
Além disso, é uma forma de mostrar ao paciente que você se importa com o que ele pensa e tem a dizer e que tudo será utilizado para melhorar cada vez mais o atendimento prestado.
Tenha tranquilidade para focar no atendimento humanizado!
Para aplicar esses detalhes e acompanhar para que o atendimento seja cada vez melhor, é preciso de tempo.
Contudo, é essencial não deixar outras responsabilidades da sua clínica de lado, especialmente o financeiro e responsabilidades contábeis.
Mas, para isso, você pode contar conosco, da Decisiva!
Somos uma contabilidade especializada em clínicas médicas e telemedicina e estamos preparados para cuidar de todos esses pontos, enquanto você tem tranquilidade para focar na implementação de um atendimento humanizado impecável.
Portanto, não hesite em nos contatar!
QUERO TER UM BOM CONTROLE DE PACIENTES EM MINHA CLÍNICA MÉDICA!