Animais ganham o coração da maioria das pessoas, e juntar assim, todo esse amor aos negócios — e abrir um pet shop, banho e tosa pode ser uma ótima forma de sucesso empresarial.
Isso porque, em contradição ao período de crise que o país vem enfrentando nos últimos tempos, o mercado pet no Brasil é o terceiro do mundo em faturamento. Portanto, mesmo em tempos complicados, abrir um pet shop, banho e tosa pode garantir assim, a flexibilidade que um empreendimento precisa para ter o sucesso almejado.
Você só precisa profissionalizar esse amor por animais. Então, nós vamos te explicar como fazer isso.
Qual é a importância de um médico veterinário para o seu pet shop, banho e tosa?
A primeira dúvida que pode surgir para aqueles que estão pensando em abrir um pet shop, banho e tosa é sobre a obrigatoriedade de um médico veterinário. Desse modo, a verdade é que não é necessário ter um médico veterinário no quadro de funcionários. Porém, ao contratar um médico veterinário, você pode então, ampliar o segmento do seu pet shop banho e tosa.
Os donos de pets se preocupam muito com a saúde dos seus bichinhos. Ao ter um médico veterinário, o seu pet shop poderá então, realizar cirurgias, castração, consultas e atendimentos clínicos. Juntar isso com o setor de banho e tosa, hospedagem, entre outros segmentos, podem fazer “o combo do sucesso” para lucrar em seu empreendimento.
No final, o seu pet shop não será apenas uma loja voltada para alimentação e cuidados de beleza e higiene, mas também um consultório que prestará serviços veterinários. Isso pode trazer cada vez mais clientes e aumentar cada vez mais o lucro.
O que devo observar na infraestrutura do lugar?
Se você pretende construir ou alugar um espaço para abrir o seu pet shop, banho e tosa, é importante estar atento aos detalhes deste lugar. Investir em precaução pode ser uma economia para o seu negócio. E muitas vezes, os acidentes podem ocorrer por falta dela.
Para colocar em prática essa precaução e priorizar a segurança do pet, você pode seguir dicas como:
- Aderir a pisos impermeáveis;
- Destinar salas específicas para banho e tosa;
- Reservar outra sala específica para atendimentos clínicos e cirúrgicos;
- e investir em acessórios da melhor qualidade.
Animais são como crianças quando o assunto é brincar, pular e correr. Portanto, todo o espaço tem que ser pensado com carinho e atenção, para que toda essa diversão não se transforme em acidentes que vão sair caro para o seu pet shop, além de “arranhar” sua relação com seus clientes.
E quanto a parte burocrática de abrir um pet shop, banho e tosa?
Toda moeda tem dois lados. Se por um lado, trabalhar com animais pode ser um trabalho gratificante, por outro, abrir e administrar a parte burocrática de uma empresa pode ser um pouco complicado.
Para abrir um pet shop, banho e tosa, é necessário se atentar às exigências legais específicas da área. Além de preparar toda a documentação padrão obrigatória para abrir um negócio, você também deve se atentar a toda papelada necessária para os empreendimentos que trabalham com animais. Ao todo, eles são:
- definir o tipo de sociedade;
- fazer o registro na Junta Comercial;
- inscrever CNPJ na Receita Federal;
- registrar no Sindicato Patronal;
- obter o alvará da prefeitura local;
- registrar na Secretaria da Fazenda, Vigilância Sanitária e no Departamento de Defesa Animal.
Mesmo depois de fazer um plano de negócios e registrar sua empresa, o procedimento administrativo é contínuo. Checar o controle financeiro, estruturar o marketing, avaliar a gestão de fornecedores, organizar planejamento tributário, tudo isso pode ser muito complicado.
Por esse motivo, é importante contratar um contador especializado em pet shop banho e tosa. Ele poderá te dar as coordenadas e gerir da melhor maneira o seu negócio, transformando a união dos pets com seus donos em um negócio lucrativo.
Precisa de ajuda? Entre em contato com a gente!