Veja agora como abrir uma clínica médica
Os empresários da área médica lutam para descobrir como abrir uma clínica médica. Reunimos todas as informações necessárias e as apresentamos em um formato fácil de entender, para ajudá-lo.
Uma vez que você tenha decidido abrir sua clínica médica, você deve entender que ele, mesmo atuando em prol da saúde, ainda é um negócio.
Para administrar a clínica médica, é necessário ter experiência administrativa ou empregar alguém com experiência neste campo. Seja um parceiro, conselheiro ou prestador de serviços, a pessoa deve ser confiável, pois conhecerá suas estratégias comerciais.
Além disso, o médico deve identificar seus objetivos, avaliar os investimentos necessários, estabelecer a estrutura e a concorrência da clínica e fornecer um serviço novo que atraia os pacientes para ter sucesso.
Saber sobre as necessidades da burocracia e outros detalhes que estão por vir é fundamental para abrir o seu negócio. Perante isso, separamos este guia com os processos necessários para a abertura de uma clínica médica.
Leia agora!
Não deixe de conferir os artigos listados abaixo antes de abrir a sua empresa:
- Alvará de funcionamento: o que é, como emitir e quanto custa
- Documentos para abertura de empresa: quais são?
- Abrir empresa: quais os desafios mais comuns?
Como montar uma clínica médica bem organizada?
Existem processos na montagem de uma clínica essenciais para garantir um funcionamento efetivo da empresa. Dentre os principais itens, podemos destacar:
1. Elabore o seu plano de negócio
Antes de iniciar uma clínica médica, um médico deve construir um plano de negócios. Isto pode ajudar o médico a ter uma visão completa de sua empresa e da indústria na qual ele opera.
Cada elemento da clínica médica, incluindo previsão financeira, planejamento estratégico, recursos humanos e muito mais, deve ser incluído no plano de negócios.
Também é fundamental pesquisar extensivamente quem será o público-alvo da clínica, como a indústria da saúde opera atualmente e que outros provedores de saúde estão atualmente operando na área. Estas informações serão fundamentais para decidir como estabelecer uma clínica médica.
2. Escolha do local da clínica
É crucial examinar se há demanda suficiente de pacientes em um local antes de comprar ou alugar um imóvel para sua clínica médica. A menos que haja demanda suficiente de pacientes, será difícil manter e conquistar clientes.
Você também deve conhecer os regulamentos de sua especialidade: eles podem limitar o tipo de propriedade e o espaço necessário para a clínica. Por exemplo, centros de imagem podem exigir salas inteiras para acomodar o equipamento. Por estas razões, você deve perguntar a um engenheiro ou arquiteto conhecedor da indústria da saúde se o local selecionado é adequado para sua prática e assinar a autorização de operação como responsável.
3. Invista na gestão financeira desde o início
Uma empresa de sucesso, não importa quão grande ou pequena seja, é o resultado de um planejamento e organização cuidadosos. Uma clínica médica, como qualquer empresa iniciante, exigirá planejamento e organização cuidadosos.
Você deve criar um orçamento para determinar quanto dinheiro você precisará para comprar materiais, equipamentos, pagar trabalhadores, etc. Afinal, qualquer empresa deve empregar a gestão financeira durante toda a fase de planejamento e através do plano de negócios.
Abrir uma clínica médica que opere financeiramente lucrativa, mantendo um estreito controle sobre o equilíbrio entre receitas e despesas. A chave para fazer isso é criar uma declaração de fluxo de caixa que documente o fluxo de dinheiro. Outro passo crítico na abertura de uma clínica médica privada é manter uma separação rigorosa entre fundos pessoais e profissionais. Para manter as finanças da clínica em ordem, o médico deve controlá-las e estar ciente de quanto elas custam.
4. Organize o setor tributário da sua clínica
O planejamento fiscal da clínica é crucial para compreender algumas das despesas fundamentais. No setor de saúde, o proprietário de uma clínica pode escolher entre Lucro Presumido, Lucro Real, ou Simples Nacional.
A escolha ocorre depois que a categoria da clínica é identificada no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Este é um catálogo que lista todas as especificações fiscais das empresas de acordo com sua atividade econômica e é atualizado e mantido pelo IBGE.
Como o gerente aprenderá quais impostos devem ser pagos e quando devem ser pagos depois disso, é crucial ter apoio contábil. Aqueles sem experiência profissional na área correm um alto risco de cometer erros e, portanto, devem procurar ajuda profissional para não sofrerem com uma tributação inadequada ou problemas fiscais.
5. Tenha profissionais capacitados em sua clínica
Os profissionais que irão operar na clínica são cruciais para oferecer um atendimento de alta qualidade. Você deve analisar sua capacidade de atendimento, seu horário de funcionamento, os serviços que você subcontratou e seu orçamento para determinar se você pode oferecer o melhor serviço.
Após escolher os indivíduos que trabalharão em sua empresa, contrate-os e ofereça treinamentos e capacitação. Serviços de qualidade são fundamentais para manter a satisfação do paciente e oferecer um excelente atendimento, fidelizando clientes e atraindo mais clientes para o seu estabelecimento.
Como abrir uma clínica médica?
Vamos dar uma olhada nos processos envolvidos na abertura de uma empresa. Confira o passo a passo.
1º passo – Defina o seu CNAE;
2º passo – Consulte a viabilidade do seu negócio perante os órgãos públicos;
3º passo – Elaboração do seu Contrato Social;
4º passo – Faça o registro da empresa na Junta Comercial ou Cartório;
5º passo – Faça a abertura do seu CNPJ o Cadastro Nacional das Pessoas Jurídicas;
6º passo – Faça o cadastro da sua clínica no CNES o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde;
7º passo – Solicite às licença e alvará necessárias para o funcionamento da sua clínica;
8º passo – Faça a Inscrição Municipal na prefeitura;
9º passo – Cadastre a sua clínica no CRM o Conselho Regional de Medicina;
10º passo – Não esqueça de adquirir o certificado digital para que sua empresa possa fazer a assinatura eletrônica de documentos.
À primeira vista, pode parecer que colocar uma clínica médica em funcionamento é incômodo e complicado. A excelente notícia é que, com a ajuda de uma empresa contábil, sua clínica pode ser regularizada agilmente e eficazmente.
E para facilitar ainda mais o processo, preparamos esse vídeo para você. Confira agora no nosso canal do YouTube:
Tenha o auxílio da Decisiva Contabilidade na abertura da sua clínica
A principal preocupação dos profissionais de saúde ao abrir uma clínica é como proceder. Este processo requer tempo, dinheiro e dedicação.
Consequentemente, uma assistência capacitada nesta fase é benéfica. A Decisiva Contabilidade está aqui para ser esse auxílio na Abertura de Empresas.
Para ter acesso a todos os nossos serviços, tanto de abertura como na manutenção da sua empresa, basta entrar em contato conosco hoje mesmo!
Conte conosco, e tenha uma empresa médica de sucesso!
CLIQUE AQUI PARA ABRIR A SUA CLÍNICA MÉDICA COM EFICÁCIA E SEGURANÇA!