Ícone do site Escritório de Contabilidade em São Paulo | Decisiva Assessoria

Entenda as diferenças entre a nota fiscal de serviço e a nota comum

Qual A Diferenca Da Nota Fiscal De Servico Para A Comum Veja Tudo Sobre Blog - Contabilidade em São Paulo | Decisiva Assessoria e Consultória Contábil

 Tudo o que você precisa saber sobre a nota fiscal de serviço e a nota comum

 Conheça as diferenças entre a nota fiscal de serviço e a nota comum, e como emitir cada documento

Você sabe quais são as diferenças entre a nota fiscal de serviço e a nota fiscal comum? Qual nota você deve emitir em seu negócio? Como realizar essa emissão?

São muitas as dúvidas dos empresários quando o assunto é nota fiscal. Essa obrigação acessória costuma causar uma grande dor de cabeça para quem não entende nada ou quase nada do assunto.

Mas a nota fiscal não precisa ser um problema para você! No artigo de hoje, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre a nota de serviço e a nota comum para que você mantenha a conformidade fiscal do seu negócio e evite problemas com o fisco. Confira!

Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?

A Decisiva pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.

Veja também:

O que é a nota fiscal e qual a sua importância?

A nota fiscal é um documento que deve ser emitido sempre que houver a circulação de mercadorias ou venda de um serviço ou produto.

Trata-se de uma obrigação acessória de todas as empresas, com exceção dos Microempreendedores Individuais (MEIs). Estes, só são obrigados a emitir esse documento quando vendem produto ou serviço para outras empresas.

A emissão desse documento fiscal é fundamental para comprovar as operações das empresas, combater a sonegação de impostos, controlar os gastos e o volume de vendas realizadas, identificar os impostos que devem ser pagos em suas operações e até mesmo facilitar a troca de produtos por parte dos consumidores.

Existem diferentes tipos de notas fiscais, como a nota fiscal de serviço, a nota fiscal do consumidor, nota fiscal avulsa, etc.

Veja a seguir a diferença entre a nota fiscal comum e a nota fiscal de serviços!

Qual a diferença da Nota Fiscal de serviço para a Comum?

A nota fiscal comum (NF), também conhecida como nota fiscal eletrônica (NF-e) é um documento fiscal utilizado para empresas comerciais e indústrias, devendo ser emitida, portanto, sempre que houver a venda de produtos e mercadorias.

Vale ressaltar que a nota fiscal só pode ser emitida por pessoas jurídicas, sendo necessário ter um CNPJ.

Já a nota fiscal de serviço (NFS-e), conforme definição do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), é:

“um documento de existência digital, gerado e armazenado eletronicamente em Ambiente Nacional pela RFB, pela prefeitura ou por outra entidade conveniada, para documentar as operações de prestação de serviços”.

 

Desse modo, enquanto a nota fiscal comum é utilizada para as operações de venda de produtos e mercadorias, a nota fiscal de serviço é utilizada para as operações de prestação de serviços.

Sendo assim, ela deve ser utilizada por qualquer empresa ou profissional liberal que preste serviços, como médicos e clínicas médicas, salão de beleza, contadores, jornalistas, engenheiros, etc.

Tanto a nota fiscal comum quanto a nota fiscal de serviços são documentos de emissão obrigatória para as empresas, são utilizadas para comprovar suas operações, para o controle fiscal, etc.

A principal diferença entre elas é que uma deve ser utilizada nas operações de venda de produtos e a outra na venda de serviços. 

De forma prática, se você possui uma oficina mecânica, por exemplo, e realiza a venda de peças, pneus e acessórios para veículos, deverá emitir a nota fiscal comum (NF-e), a nota para venda de produtos.

Mas quando você for realizar ajustes, conserto e revisão de veículos, deverá emitir a nota fiscal de serviços.

Outra importante diferença está no órgão que cadastra, emite e valida as notas fiscais. Mas sobre isso, vamos falar a seguir!

Como emitir a nota fiscal de produtos e de serviços?

Para emitir a nota fiscal de produtos (NF-e), deve-se seguir os passos abaixo:

  1. Realizar o cadastro na Secretaria de Fazenda do estado (SEFAZ) e solicitar autorização para emissão da nota;
  2. Obter um certificado digital para acessar o sistema e assinar as notas de forma eletrônica;
  3. Escolher um software para emissão das notas.

Lembrando que a própria SEFAZ disponibiliza sistema próprio para emissão desses documentos. Entretanto, é possível optar por um software próprio e mais completo.

Nesse caso, você gera a nota fiscal, assina digitalmente e transmite à SEFAZ. 

Para emitir a nota fiscal de serviço, por outro lado, é necessário seguir os passos abaixo:

  1. Realizar o cadastro na prefeitura do seu município e solicitar autorização para emissão da nota;
  2. Obter um certificado digital para acessar o sistema e assinar as notas de forma eletrônica;
  3. Escolher um software para emissão das notas.

É importante destacar que a prefeitura também oferece um sistema para emissão e que você também pode optar por um software próprio e mais completo.

Além disso, no caso da NFS-e, você transmite os dados para a prefeitura.

O que acontece se você não emitir a nota fiscal?

Por se tratar de uma obrigação acessória, se você não emitir nota fiscal terá uma série de problemas financeiros, administrativos e legais.

Você ficará exposto ao pagamento de multas, que podem chegar a elevados valores, e também poderá responder por crime de sonegação fiscal, que além do pagamento de multas pode gerar a pena de seis meses a dois anos de detenção.

Portanto, emita corretamente suas notas fiscais, sempre revisando os dados para evitar erros e armazene esses documentos por pelo menos 5 anos para evitar problemas com o fisco.

Conte com o suporte especializado da Decisiva Assessoria e Consultoria Contábil

Para garantir a emissão e gestão correta dos seus documentos fiscais, é fundamental contar com os serviços de uma contabilidade especializada.

Assim, você evita erros, fica longe de burocracias e garante a segurança fiscal de sua empresa.

Portanto, não hesite em entrar em contato com a Decisiva!

Contamos com um time de especialistas nas áreas contábil e fiscal que estão à sua disposição para ajudá-lo a gerir um negócio saudável, organizado, lucrativo e seguro.

CLIQUE AQUI PARA FALAR COM OS NOSSOS ESPECIALISTAS!

Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da Decisiva Assessoria e Consultoria Contábil.

Somos uma empresa de prestação de serviços contábeis, fiscais, trabalhistas e societários, que tem como objetivo atender às demandas de empresas que desejam ter as melhores soluções para o seu desenvolvimento.

Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website, caso você prefira, você pode utilizar a ferramenta de chat que fica localizada no canto inferior direito de sua tela.

Sendo assim, basta nos chamar! Esperamos por você!

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!
Classifique nosso post
Summary
Article Name
Entenda as diferenças entre a nota fiscal de serviço e a nota comum
Description
Tudo o que você precisa saber sobre a nota fiscal de serviço e a nota comum. Continue a leitura e esclareça suas dúvidas sobre o assunto!
Author
Publisher Name
DECISIVA GESTAO DE PESSOAS
Publisher Logo
Sair da versão mobile