Departamento pessoal para clínicas: como manter a equipe motivada e evitar problemas trabalhistas?
Saiba como implementar uma gestão de pessoas eficaz no departamento pessoal da sua clínica.
Os gerentes do departamento pessoal devem entender a importância de ter funcionários satisfeitos e agir com uma gestão firme para manter a equipe motivada e a clínica longe de problemas trabalhistas.
Funcionários satisfeitos possuem melhor desempenho e produtividade. Com uma equipe bem gerenciada, as chances de ter que lidar com problemas legais relacionados à equipe é muito menor.
Deu para entender a importância da gestão correta do DP, não é mesmo? Então vamos ver como manter essa gestão em dia e evitar problemas para a sua clínica!
Confira agora o nosso artigo e saiba como fazer corretamente o gerenciamento de pessoas.
O que é o departamento pessoal?
O departamento pessoal, ou simplesmente DP, é a área da clínica responsável pelos processos burocráticos que envolvem a contratação e manutenção do funcionário.
Seja na contratação, manutenção ou demissão do funcionário, o DP está presente e é indispensável para que a relação entre empregado e empregador ocorra dentro dos trâmites legais.
Do que cuida o departamento pessoal?
No departamento pessoal, existem diversas etapas para manter um bom relacionamento entre o empregado e o empregador.
Essas etapas incluem:
- Exame admissional;
- Cálculo e pagamento de salários;
- Elaboração da Folha de Pagamento;
- Férias;
- Benefícios;
- Registro de ponto;
- 13º salário;
- E muitas outras atividades.
Diante da importância dessas atividades, é fundamental que elas sejam acompanhadas e executadas corretamente pelo setor para garantir a conformidade com as leis trabalhistas e assegurar os direitos e deveres tanto dos funcionários quanto da empresa.
Como gerenciar corretamente o departamento pessoal?
Separamos algumas dicas para que você possa ter uma gestão eficaz do departamento pessoal, evitando problemas legais e a desmotivação da equipe. Veja:
O DP deve dominar as leis trabalhistas
Em um departamento onde as leis são abrangentes, é necessário ter cuidado para não se perder na burocracia.
Por isso, esteja sempre atualizado com as leis trabalhistas vigentes, garantindo que todas as políticas e práticas da clínica estejam em conformidade com elas.
Além disso, em processos de contratação e demissão, deve-se dar uma atenção maior para a documentação.
Garanta que todos os funcionários assinem contratos de trabalho adequados e forneça documentos legais necessários, como cópias das políticas internas e do regulamento interno da empresa para evitar erros e divergências.
Implemente uma política efetiva de registro de ponto e horas extras
Defina e implemente um sistema confiável para o registro de ponto e gerenciamento de horas extras, assegurando o cumprimento das leis trabalhistas relacionadas à jornada de trabalho e remuneração adequada para os seus funcionários.
Mantenha a comunicação clara e aberta
Para ter um bom relacionamento com os seus colaboradores, é preciso ter bons canais de comunicação.
Por isso, estabeleça canais para uma comunicação interna eficaz e respeitosa.
Não esqueça que além de manter reuniões regulares, você pode e deve ouvir os funcionários.
Estabeleça formas diferentes de comunicar e ouvi-los. Por exemplo, use caixas de sugestões e programas de feedback para que os funcionários se sintam à vontade para expressar suas preocupações, sugestões e ideias.
Seja simples e transparente nas políticas e decisões
Trabalhar no escuro é sempre um problema, por isso, mantenha os funcionários informados sobre as políticas e decisões importantes da clínica, garantindo transparência e evitando mal-entendidos.
Além disso, forneça feedback construtivo regularmente, reconhecendo as conquistas e oferecendo orientação para o desenvolvimento profissional dos funcionários.
Isso é essencial para reter talentos e formar uma equipe engajada.
Valorização e recompensa
Da mesma forma que é necessário ajudar o colaborador a se desenvolver, é preciso reconhecer o bom trabalho.
Então celebre as conquistas individuais e coletivas da equipe, reconhecendo o bom desempenho e a contribuição dos funcionários.
Para recompensar a boa atuação, é possível implementar programas de incentivo, como bonificações por desempenho, benefícios extras ou oportunidades de crescimento.
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