Gestão de restaurante: conheça algumas ferramentas gerenciais para alavancar seu negócio
Esteja à frente da concorrência, usando as ferramentas certas para agir de forma estratégica. Conheça abaixo 5 delas e facilite a tomada de decisão com sabedoria.
Neste artigo você vai conhecer cinco ferramentas importantes para quem deseja ter sucesso na gestão de restaurante.
O uso das ferramentas de gestão, tem como objetivo facilitar a coleta de informações, sobre o ambiente em que a empresa está inserida.
E acima de tudo facilitar o processo de tomada de decisão.
Para gestão de restaurante é fundamental que os administradores conheçam as principais ferramentas administrativas.
Além de ser alternativa estratégica, para a manutenção da competitividade organizacional, é uma alternativa para melhorar a rentabilidade.
Desta forma, o sucesso competitivo da empresa está totalmente relacionado à valorização que os gestores dão à informação e ao conhecimento adquiridos.
Pois as informações auxiliam no processo decisório, pois quando bem estruturadas é extremamente importante para a empresa, para definição de seus objetivos.
Continue lendo nosso artigo para conhecer algumas ferramentas administrativas para alavancar seu comércio.
Ferramentas gerenciais
A gestão de restaurante pode ser otimizada com a utilização das ferramentas gerenciais.
Com o aumento da competitividade do mercado, as empresas estão criando alternativas para reestruturar o processo de gestão, visando adequá-los a um novo contexto.
As ferramentas da qualidade possibilitam análises de fatos e tomadas de decisões em relação aos processos desenvolvidos pela empresa.
Desta forma o diagnóstico busca levantar e definir problemas dentro das instituições. E as principais ferramentas utilizadas são:
- Análise de Processos;
- Análise SWOT
- Diagrama de Pareto
- Indicadores
- Metodologia CANVAS
- 5 Porquês
Por isso, conhecer essas ferramentas se torna um diferencial competitivo.
Análise de Processos
A análise de processos é o ato de revisar e compreender como as atividades são realizadas dentro da instituição.
Ou seja, é a revisão de todas as etapas do processo, como: entradas e saídas,metodologia, controles, responsáveis pelas atividades, aplicações, dados, tecnologias e resultados.
Na gestão de restaurante, a análise de processo auxilia na redução de desperdícios e na divisão das atividades executadas.
Análise S.W.O.T
A Análise S.W.O.T. abreviatura das palavras em inglês, na qual traduzidas são: Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats).
Essa ferramenta é utilizada para fazer a análise do ambiente interno e externo da empresa, com a finalidade de formular estratégias competitivas.
Por meio desta análise é possível identificar as Forças e Fraquezas, aumentando as Oportunidades e diminuir as Ameaças.
A sua aplicação divide a empresa em ambiente interno que são as Forças e Fraquezas, e ambiente externo, Oportunidades e Ameaças.
As forças e fraquezas são analisadas pela observação da situação atual da instituição e suas características estruturais, recursos humanos, cultura, entre outros.
Já as oportunidades e ameaças são observações realizadas no ambiente externo da empresa.
Diagrama de Pareto
O Diagrama de Pareto é um gráfico que ordena, de forma decrescente, a ocorrência em que um problema acontece.
Esta ferramenta é de extrema importância para o sucesso da gestão de restaurante. Pois, seu objetivo é priorizar a ação que trará o melhor resultado.
Por meio do diagrama, é possível identificar como pequenos problemas que são críticos e causam grandes perdas para a empresa.
Contudo, a aplicação do diagrama visa o aumento da fidelização dos clientes, a redução de estoques, a redução das reclamações, aumento das vendas, dentre outros.
Indicadores de qualidade
Os indicadores de qualidade são métricas que permitem avaliar a performance de uma organização, uma vez que é uma importante ferramenta estratégia para monitoramento e controle do desempenho.
Além de mostrar a posição da empresa interna e externamente, influencia o comportamento e ações dos seus empregados.
Os indicadores têm como finalidades:
- Monitoramento,
- Foco de atenção;
- Tomada de decisão estratégica;
- Legitimidade.
Contudo, percebe-se que o indicador é uma ferramenta que permite a obtenção de informações sobre uma realidade.
E sua principal vantagem é a síntese das informações, retendo apenas dados importantes e essenciais dos aspectos analisados.
Metodologia CANVAS
A metodologia Canvas é um modelo de gestão que visa transformar uma ideia em um produto rentável.
Por meio desta metodologia as empresas conseguem identificar as possíveis variáveis de sucesso e de fracasso existentes no mercado, facilitando o processo de tomada de decisão.
Ou seja, uma melhor compreensão do negócio a ser desenvolvido ou iniciado.
Por meio da metodologia CANVAS será possível elaborar o modelo de negócio através da análise componentes:
Principais parceiros, Atividades principais, Recursos principais, proposta de valor, Relação com os clientes, Canais, Segmentos dos Clientes, Estrutura de custos e Fontes de Receitas.
Assim, facilitará na tomada de decisão importantes durante a gestão de restaurante.
5 Porquês
Os 5 Porquês é uma ferramenta fácil, e eficaz para descobrir a raiz de um problema, é uma técnica de resolução de problemas simples.
A técnica consiste em repetir o porquê cinco vezes. Isso te ajuda a descobrir a raiz dos problemas e corrigi-lo.
Os 5 porquês se baseiam na filosofia Kaizen. Um método utilizado para encontrar as causas de um problema e as soluções necessárias para resolvê-los.
Conclusão
As ferramentas administrativas, conforme citado acima, são metodologias que vão auxiliar na
gestão de restaurantes.
Principalmente na hora de tomar decisões estratégicas, a fim de obter vantagem competitiva diante da concorrência.
Essas ferramentas apresentadas podem ser usadas separadamente ou em conjunto, sempre levando em conta a necessidade do gestor e os objetivos da empresa.
O que não podemos nos esquecer é da importância das informações para o sucesso da organização.
Conhecer tanto o ambiente interno quanto externo da empresa é um diferencial na hora de criar estratégias competitivas e até mesmo lançar um novo produto.
Então, gestor de restaurante, não deixe de colocar em prática essas ferramentas para alavancar seu negócio.
Ferramentas para impulsionar seu negócio