Entenda as principais regras previstas na legislação sanitária para restaurantes e como se manter em dia com elas!
Saiba como funciona a legislação sanitária para restaurantes e a melhor forma de manter a regularidade do seu estabelecimento
Abrir e manter um restaurante funcionando em plena regularidade não é algo simples, visto que, além de prezar pelo que é oferecido aos clientes, é preciso garantir a conformidade com diversos aspectos da legislação.
Quando falamos de restaurantes e legislação, podemos nos referir à tributária, à trabalhista ou à sanitária, e é justamente nessa última que vamos focar ao longo deste artigo.
Assim, vamos esclarecer os principais pontos da legislação sanitária para restaurantes e como você pode se manter em dia com essa questão.
Legislação sanitária para restaurantes – como funciona?
A legislação sanitária é a responsável por garantir que estabelecimentos como bares, restaurantes, lanchonetes e outros do ramo alimentício cumpram com normas que prezam pela saúde, pela higiene e pela limpeza dos locais.
Para que um restaurante possa funcionar de forma regular, o cumprimento do a legislação prevê é fundamental.
Somente assim, é possível promover o pleno funcionamento do estabelecimento, com a liberação do alvará de funcionamento e com a liberação da vigilância sanitária.
O que a legislação sanitária para restaurantes prevê?
O cumprimento das leis sanitárias é um pré-requisito para o funcionamento, sendo assim, vamos evidenciar os principais pontos aos quais você deve se atentar.
- Local adequado;
- Limpeza do local;
- Cozinha limpa, organizada e com piso sem rachaduras;
- Utensílios impecáveis;
- Matérias-primas dentro dos prazos de validade;
- Armazenamento adequado para cada insumo;
- Controle de temperatura;
- Manejo dos resíduos;
- Controle de pragas;
- Sistema de controle de qualidade; entre outros.
De forma geral, é preciso prezar ao máximo pela limpeza, pelos utensílios adequados, sem rachaduras ou outros problemas, bem como é preciso, também, manter a organização de todo o funcionamento do restaurante.
O impacto da pandemia nos restaurantes
Com a pandemia de Covid-19 e os cuidados que precisam ser tomados em ambientes que reúnem pessoas, as exigências sanitárias se tornaram ainda mais rígidas, exigindo pontos como:
- Limpeza de todo o ambiente várias vezes ao dia;
- Disponibilização de álcool em gel;
- Distância de uma mesa para outra;
- Não ter contato direto entre colaboradores e clientes; entre outros.
Logo, enquanto a situação da pandemia não for controlada, é preciso também ter atenção com esses pontos.
O caminho para cumprir com a legislação sanitária para restaurantes
Para que todos os aspectos específicos sejam cumpridos, incluindo as necessidades especiais geradas pela pandemia, é preciso ter tempo para implantar uma gestão que se atente a cada ponto necessário.
Dessa forma, é crucial que os demais aspectos que toma tempo do seu dia a dia possam ser confiados a profissionais qualificados e preparados para cuidar de tudo para você, como é o caso de contar com suporte contábil.
Nesse sentido, você tem todas as questões contábeis, fiscais, tributárias e até mesmo de regularização do funcionamento do seu restaurante sendo cuidadas por profissionais adequados, podendo focar em manter a questão sanitária do seu restaurante em dia.
Conte conosco, da Decisiva!
E para ter um suporte contábil impecável, basta contar conosco, da Decisiva! Somos uma contabilidade especializada em restaurantes e preparada para te atender.
Sendo assim, basta entrar em contato conosco agora mesmo!
QUERO OBTER SUCESSO EM MEU RESTAURANTE!