Conheça a rotina, os serviços e as vantagens de abrir uma pet shop quando o assunto são negócios inovadores!
A maioria dos brasileiros adora e tem animais de estimação em casa. O afeto por esses bichos chega em todas as classes sociais, regiões do país e idades. Com tanto amor, também vem o junto a necessidade de cuidar dos pets.
Não por acaso, o mercado pet não para de crescer e tem atraído cada vez mais investidores, sendo parte de inúmeras listas de negócios inovadores. Para conseguir se destacar no setor e tornar o negócio lucrativo, não basta apenas o amor aos animais, é fundamental pensar e tornar o negócio uma fonte de renda. Vamos conversar sobre isso? Boa leitura!
Como está o mercado de pet shop entre os negócios inovadores do Brasil?
Os números do mercado pet no Brasil são animadores e justificam a posição do nicho na lista de negócios inovadores. O país ocupa o quarto lugar no ranking mundial de número de animais de estimação e a segunda posição em número de cães.
Em 2018, o mercado faturou R$ 21 bilhões e a expectativa é que esse número aumente neste ano. Mesmo passando por uma crise econômica, os animais são prioridade por serem considerados entes da família e isso faz com que o setor esteja sempre aquecido.
Para aproveitar a oportunidade, e embarcar nesse negócio inovador, as empresas do ramo investem em novidades para atrair ainda mais o público, apresentando alimentos inusitados, como pipoca e até cervejas, próprios para o consumo de animais.
O que é necessário para montar um pet shop?
Como vimos, existem bons motivos para pensar em abrir um pet shop. No entanto, não basta apenas confiar no mercado para iniciar um negócio, ainda assim é preciso muita pesquisa e planejamento.
Veja algumas dicas:
Nicho
O pet shop é um estabelecimento que comercializa produtos e serviços destinados aos animais de estimação. Entre os produtos vendidos podemos destacar: rações, brinquedos, camas e casas de transporte, itens de higiene. Já quando o assunto são os serviços, podemos citar o banho e a tosa, por exemplo.
Entretanto, existem vários outros tipos de produtos e serviços, e em um mercado competitivo, é válido encontrar um nicho para tentar se destacar como um negócio inovador. Alguns estabelecimentos da área oferecem serviços estéticos e de bem-estar, como massagens, aulas de natação, branqueamento dos dentes.
Localização
O ponto é algo fundamental para o sucesso de um pet shop. Após escolher o nicho e o público-alvo do negócio, fica muito mais fácil realizar a escolha da localização também. Se os produtos e serviços da empresa se destacarem mais no público que mora nos bairros nobres da cidade, não faz sentido alugar ou comprar o ponto em uma região afastada.
Ainda com relação ao ponto, é essencial verificar a acessibilidade para pessoas com deficiência e também estacionamento. Afinal, é muito comum que as pessoas prefiram levar seus animais de carro ao pet shop. Além disso, o estacionamento facilitar a entrega dos produtos da loja.
Burocracias
É impossível abrir um negócio inovador e legalizado sem ter que lidar com questões burocráticas, não é mesmo? É importante contar com ajuda de profissionais para deixar esse processo mais tranquilo. Vai ser necessário escolher a natureza jurídica da empresa, regime tributário, entrar com a solicitação dos alvarás e licenças, entre outros trâmites imprescindíveis para a formalização do negócio.
Entendeu o motivo do pet shop sempre estar na lista de negócios inovadores? As oportunidades para esse setor são muitas e ainda existe espaço para empreendedores com boas ideias. Esperamos que este artigo tenha ajudado você a compreender como transformar a paixão por animais de estimação em uma fonte de renda.
Precisa de ajuda para abrir um negócio inovador? Entre em contato conosco!