Restituição e pagamento do Imposto de Renda via pix: Entenda como funciona
Neste ano a declaração do Imposto de Renda completa 100 anos, para celebrar, a Receita Federal anunciou diversas novidades, inclusive a possibilidade de pagamento do IRPF 2022 e restituição via pix. Continue a leitura e entenda.
A Receita Federal está recebendo desde o dia 07 de março, a declaração do Imposto de Renda 2022, os prazos para a entrega do documento vão até dia 29 de abril.
Como ocorre anualmente, as restituições serão divididas em lotes, e quem entregar a declaração primeiro, recebe a restituição nas primeiras datas também.
Esse ano a Receita divulgou algumas novidades referentes ao IR, dentre muitas outras está a possibilidade de pagamento de DIRF e restituição via pix.
Essa modalidade é uma das mais usadas atualmente pelo brasileiro, uma maneira rápida de realizar transações. Com o incorporamento do pix, o governo busca diminuir a incidência de erros com os números das contas oferecidas para as restituições, e garantir maior praticidade para o contribuinte.
Se você ainda não sabe como funciona esse meio de restituição, e quer saber mais sobre o pix continue a leitura que a Decisiva Assessoria e Consultoria Contábil preparou um artigo para sanar todas as suas dúvidas quanto a restituição via pix, entenda.
Quer saber mais sobre Imposto de Renda e ficar por dentro de tudo sobre o IR2022? Acesse os links abaixo e veja material sobre o assunto no nosso blog
- Malha fina: quais são os cuidados?
- Descubra quem deve declarar imposto de renda
- Veja o guia do IRPF 2022
Como funciona a restituição e pagamento do Imposto de Renda?
Anualmente a Receita Federal recebe as declarações do imposto de renda referente aos tributos pagos pelo contribuinte.
A declaração é uma maneira do governo verificar se os impostos pagos pelos cidadãos correspondem ao valor necessário para cada contribuinte.
Há casos em que o contribuinte não pagou o tanto de imposto correspondente a sua renda, então será feita a cobrança proporcional ao valor devido.
Nos casos em que o contribuinte pagou a maior, teve imposto retido na fonte, será feita a restituição do valor em lotes liberados após o prazo final para a entrega da declaração.
Vale a pena ressaltar que, em casos de divergências de dados, sonegação, dados não declarados, o contribuinte pode ser multado, ou até mesmo cair na malha fina.
Veja aqui se você é obrigado a declarar o Imposto de Renda 2022,
Como funciona o pagamento do Imposto de Renda via pix?
O documento é fornecido ao contribuinte com todas as informações necessárias para a realização do pagamento, até ano passado, era utilizado o código de barras para efetuar o pagamento.
Agora, o contribuinte poderá realizar o pagamento pelo QR-code utilizando a opção de pagamento via pix disponibilizada no aplicativo do banco.
Como funciona a restituição do Imposto de Renda via pix?
No geral, a restituição seguirá as mesmas regras de pagamento como era feito no passado, até o último ano era possível receber os valores da restituição via conta bancária, poupança e conta pagamento.
Essas operações continuam válidas para o usuário que não queira receber via a sua restituição via pix.
A restituição do IR via pix é uma novidade incorporada pela Receita esse ano, com ela, o governo busca oferecer um meio prático e com menor índice de erros para os contribuintes.
Como receber a restituição via pix?
Para ter o valor restituído via pix é bem simples, basta o contribuinte escolher a opção de restituição no ato do preenchimento da declaração.
Para garantir a restituição via pix, a chave utilizada deve ser obrigatoriamente o número correspondente ao CPF do titular da declaração. Essa chave não pode ser correspondente a celular ou e-mail, por exemplo.
Quando vou receber a restituição do Imposto de Renda via pix?
A restituição via pix segue o mesmo cronograma das restituição via qualquer outro meio, esse valor é restituído em ordem prioritária, e quem entregar a declaração primeiro garante a restituição primeiro também.
Quais são as datas para a restituição do IR 2022?
A restituição acontecerá em 5 lotes, com início previsto para maio, veja:
- 31 de maio
- 30 de junho
- 29 de julho
- 31 de agosto
- 30 de setembro
A Decisiva Assessoria e Consultoria Contábil pode te ajudar
A declaração do IR é complexa, né? São diversas normas e novidades a cada ano, complicando o processo para quem não trabalha diretamente com os assuntos fiscais, por isso que se faz necessário o olhar de um especialista para garantir o sucesso do processo.
A Decisiva conta com um time de especialistas que dispõe de conhecimentos específicos e atualizações sobre tudo que ocorre em relação ao imposto de renda, com a nossa ajuda, você contribui, garante uma declaração sem erros, evitando problemas com o fisco,e ainda garante sua restituição.
CLIQUE AQUI E GARANTA AGORA A SUA RESTITUIÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA VIA PIX