Saiba tudo sobre o plano orçamentário para o seu negócio de moda.
Descubra como fazer um plano orçamentário e a sua importância para a sua empresa de moda.
O plano orçamentário é uma ferramenta de gerenciamento muito necessária para qualquer ramo de negócios, tendo como objetivo monitorar resultados.
O uso dessa ferramenta tem como objetivo planejar Receitas, Custos, Despesas e Investimentos que a empresa possui e/ou prevê para os meses ou anos seguintes.
Ao contrário da contabilidade, que registra entradas e saídas financeiras que ocorreram anteriormente, este plano lhe permite prever o futuro do seu negócio. Assim, a sua empresa se prepara melhor em relação ao que está por vir.
Para tanto, ela necessita de ferramentas eficientes para maior precisão das decisões.
Se você é do mercado da moda, e quer saber tudo sobre o plano orçamentário, continue lendo este artigo.
Plano orçamentário: por que fazê-lo?
O sucesso de um negócio está, necessariamente, ligado à qualidade do planejamento realizado em função dele.
Sem um plano orçamentário, seu negócio corre o risco de falir prematuramente. Não se pode ter um negócio de sucesso, sem prever, ao mínimo, o que vem pela frente.
Fazer o gerenciamento orçamentário de forma correta lhe permite ter uma direção e, também, traçar um caminho, alcançar e até ultrapassar metas e objetivos, evitando, desta forma, tomar
decisões erradas baseadas em especulações errôneas.
Ter um plano orçamentário, portanto, é ter uma solução adotada para qualquer problema.
É feito um questionamento, juntamente a uma análise, antes de qualquer solução ser implementada. A partir daí, a empresa terá um entendimento mais extenso da situação econômica do negócio, permitindo-lhe adotar as melhores soluções e otimizar a gestão financeira.
É indicado que o plano orçamentário seja revisado frequentemente e reelaborado anualmente.
O plano orçamentário é composto pelos seguintes itens:
- planejamento de vendas;
- projeção de dedução de vendas;
- orçamentos de custos de produção;
- gastos com pessoal;
- despesas operacionais;
- investimentos.
Considere as necessidades específicas de cada caso. Crie suas próprias regras para aplicar, da melhor forma, o orçamento às suas demandas.
Lembrando que isso só será possível após entender o seu modelo de negócio e definir qual dos itens deverá receber mais atenção e dedicação.
Como fazer um plano orçamentário?
Há vários meios de realizá-lo. Você pode se basear no histórico dos anos anteriores, e pode contar com o planejamento estratégico, tático e operacional da sua empresa.
Não esqueça de envolver, não apenas seus gestores, mas também um contador de sua confiança para que lhe forneça dados específicos para a sua projeção.
Coletando os dados
Ao elaborar o orçamento pelas áreas, você poderá gerar três relatórios que são essenciais para a sua gestão, são eles:
- DRE projetada: mostra o lucro que a sua empresa irá gerar;
- projeção de fluxo de caixa: mostra o valor que a empresa terá em caixa;
- projeção de balanço patrimonial: indica o quanto a empresa irá acumular no período estipulado.
Um especialista em contabilidade poderá fazer estes relatórios facilmente para você.
Sendo assim, com essas informações, é possível criar um plano orçamentário eficaz e melhorar a gestão orçamentária do seu negócio de moda.
É possível simular e prever cenários, e ajustar ações para tomar decisões mais assertivas.
Sabendo que cada empresa possui sua necessidade particular, alguns pontos citados acima podem não ser tão significativos para a sua empresa, esteja atento a isso.
Lembre-se, é preciso uma análise profunda e detalhada para que você encontre o melhor caminho para o seu negócio.
Se baseando em seus orçamentos, você deverá seguir os seguintes passos para criar o seu plano orçamentário de forma assertiva.
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Crie um plano de Recursos Humanos
O plano de RH é um processo que visa monitorar ações que serão realizadas na área, em conexão com o planejamento estratégico e orçamentário da empresa.
Para elaborá-lo, é importante meditar sobre as seguintes questões:
- o que é preciso para qualificar seus colaboradores?
- preciso contratar mais pessoas?
- quais recursos estão à minha disposição?
- o que fazer para ter ótimos colaboradores?
2. Verifique os indicadores financeiros
Esses indicadores são imprescindíveis para você poder mensurar os dados sobre as finanças da empresa.
Basicamente, eles informam qual o lucro das ações realizadas pela sua empresa. Veja alguns exemplos:
- fluxo de caixa;
- margem de contribuição;
- regime de competência;
- índice de liquidez.
Leve sempre em consideração todos os possíveis erros, pois é natural que apareçam problemas. Porém, lembre-se, este não é um sinal de fracasso.
Ao contrário disso, os erros são necessários para servir de exemplo e otimizar processos.
3. Analise o porte da sua empresa
Entenda se sua empresa de moda é micro, média ou de grande porte. É importante analisar o faturamento e o número de funcionários da empresa.
4. Em que estágio de maturidade está seu negócio?
Quais foram as experiências e conhecimentos adquiridos com o passar do tempo?
Compreender qual o estágio de maturidade da sua empresa de moda é importante. A maturidade de uma empresa pode ser medida por sua habilidade de converter seus conhecimentos.
Ou seja, transformar sua experiência em soluções eficazes e práticas que possam ser aplicadas à gestão de crescimento do negócio.
Veja os quatro níveis principais da curva de maturidade de uma empresa:
- startups;
- empresas emergentes;
- empresas em expansão;
- empresas maduras.
- Revise com frequência o seu plano orçamentário
Lembrando que, depois de criado o plano, é necessário revisá-lo antes de publicar.
Todos os pontos devem ser revisados para entender se realmente concordam com a situação da empresa.
Quanto mais você, empresário ou empresária da moda, analisar ações, maiores são as possibilidades do plano orçamentário gerar ótimos resultados financeiros.
Conte com a Decisiva Assessoria e Consultoria Contábil para elaborar o melhor plano orçamentário para a sua empresa de moda
Para fazer um plano orçamentário eficaz, é necessária uma profunda análise de diversos indicadores do seu negócio.
Essa estratégia te permitirá prever o futuro da sua empresa, alcançar resultados e melhorá-los.
É indicado que toda empresa tenha um plano orçamentário, a fim de ter clareza de onde pode chegar.
Por isso, não deixe de contar com o auxílio de um profissional contábil para que não haja erros na hora de elaborar esse plano.
Conte com os profissionais experientes e altamente capacitados da Decisiva Assessoria e Consultoria Contábil. Nós temos expertise em contabilidade para mercado de moda, logo vamos elaborar o plano mais adequado para o seu negócio, considerando sua realidade, seus objetivos e muito mais.
Então, não perca mais tempo e entre em contato conosco agora mesmo para conversarmos sobre o melhor plano orçamentário para a sua empresa de moda!
Aguardamos o seu contato!
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