Ícone do site Escritório de Contabilidade em São Paulo | Decisiva Assessoria

Tributação de bares e restaurantes: como funciona?

Tributacao De Bares E Restaurantes Quais As Opcoes Blog - Contabilidade em São Paulo | Decisiva Assessoria e Consultória Contábil

Entenda como ocorre a tributação de bares e restaurantes e como fazer escolhas econômicas

Com essas informações que trouxemos em nosso artigo ficará muito mais fácil entender a tributação de bares e restaurantes e optar pelo regime mais adequado

Você precisa saber como funciona a tributação de bares e restaurantes e como ter mais economia quando se trata desse assunto?

Então chegou ao lugar certo!

Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?

A Decisiva pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.

O artigo que preparamos foi desenvolvido para ajudar você a saber mais sobre o tema e facilitar com que você faça escolhas as quais levem economia ao seu empreendimento.

Nele vamos entender mais sobre por que você precisa estar em dia junto a suas obrigações tributárias, o que são e quais os regimes de tributação, por que o planejamento tributário é uma ferramenta importante para o seu empreendimento e a necessidade de ter apoio de quem entende do assunto para que suas decisões estejam alinhadas com as necessidades do seu empreendimento.

Dito isso, leia o nosso material até o final e faça escolhas inteligentes em seu empreendimento.

Por que você precisa estar em dia com o Direito Tributário?

Enfrentar a legislação tributária brasileira é um verdadeiro desafio hercúleo.

Temos uma legislação complexa, são muitos os detalhes que precisam ser considerados para que a empresa possa atender de forma completa o que a lei determina. 

Nesse contexto, existe um número diversificado de tributos, situações distintas as quais fazem com que ocorra a obrigação de recolher impostos e obrigações bem variadas que devem ser cumpridas.

A gente também sabe que, por vezes, o peso da carga tributária para sua empresa vai muito além do pagamento de impostos.

Isso acontece pois é necessário, para a maioria das empresas, contar com uma assessoria especializada, contratar colaboradores para lidar com obrigações como, por exemplo, emissão de documentos fiscais, dentre outros aspectos.

Todavia, apesar de todos esses problemas ligados ao assunto, é fundamental que você esteja em dia com o pagamento de impostos, caso contrário poderá ter sérios problemas junto ao fisco, como ter que arcar com multas e autuações, dentre outros.

Não atender a deveres ligados a esse assunto também contribui para que você não consiga optar pelo Simples Nacional, por exemplo, mesmo que ele seja o mais benéfico para o seu bar ou restaurante, participar de licitações e às vezes até obter financiamentos, pela não emissão da Certidão Negativa de Débitos Tributários.

Então um dos primeiros passos para você poder cumprir com mais facilidade com as regras envolvidas no tema é conhecer como a tributação de empresas acontece em nosso país, vamos falar sobre isso no próximo tópico, mas antes conheça alguns artigos que vão contribuir para facilitar a gestão do seu empreendimento:

Quais os principais regimes tributários?

Dito isso, é importante saber que, no Brasil, pessoas jurídicas precisam optar por determinados enquadramentos tributários para que possam realizar o recolhimento de seus tributos.

Eles vão direcionar como os impostos deverão ser calculados e pagos, bem como quais as obrigações que precisam ser cumpridas para que a empresa possa estar em plena conformidade junto ao fisco.

Sendo assim, os principais regimes tributários existentes no Brasil, atualmente, são os seguintes:

Simples Nacional

Regido pela Lei 123/2006, consiste em uma opção direcionada para microempresas e empresas de pequeno porte, ou seja, empreendimentos que possuam faturamento de até R$ 4,8 milhões.

Dentre suas vantagens de optar pelo Simples Nacional temos que ele busca apresentar uma menor carga tributárias aos empreendimentos e redução da burocracia que precisa ser cumprida.

Todavia existem várias exigências que devem ser cumpridas para que se possa aderir a ele, como, por exemplo, não ter pendências tributárias e não desenvolver atividades consideradas impeditivas.

Lucro Presumido

Recebe esse nome pois a base de cálculo para o IRPJ e a CSLL é presumida pelo Estado, o qual estipula percentuais os quais entende-se que será o lucro obtido em um determinado período.

Tais percentuais devem ser aplicados sobre o faturamento com o objetivo de se encontrar a base na qual as alíquotas dos tributos serão recolhidas.

Empresas que recolhem nessa modalidade ainda devem pagar:

Além deles podem existir vários outros tributos, contudo dependerá muito das atividades desenvolvidas pelo estabelecimento.

Lucro Real

Nessa modalidade deve-se recolher o IRPJ e a CSLL sobre o lucro que, de fato, o estabelecimento obteve em um determinado momento.

Tratando-se do Lucro Real, existem regras bem específicas sobre como eles devem ser apurados, já que nem toda despesa ou receita poderá compor o lucro do negócio.

No que se refere ao PIS e à Cofins, as alíquotas são de, respectivamente, 1,65% e 7,6%, apesar de serem maiores do que no Lucro Presumido, pode-se aproveitar os mesmo percentuais nas aquisições de insumos.

Como o planejamento tributário ajuda a escolher a tributação de bares e restaurantes?

Até aqui você já percebeu que a tributação de bares e restaurantes pode se dar de diferentes maneiras.

Para que você possa aderir àquela mais adequada ao seu empreendimento, o ideal é realizar o planejamento tributário, o qual consiste em um estudo feito com o propósito de encontrar alternativas que possam enxugar seus gastos com impostos, dentro do que a lei permite.

Por que é importante contar com o apoio de quem entende no que se refere à tributação de bares e restaurantes?

De qualquer maneira, ter apoio especializado é a forma mais eficiente de lidar com a tributação de bares e restaurantes e fazer escolhas as quais contribuem para que você possa estar em dia com a legislação com mais tranquilidade.

Com a ajuda de quem entende você consegue não apenas encontrar soluções econômicas, mas também conhecer todos os aspectos que precisam ser cumpridos em seu empreendimento para evitar multas, autuações, dentre outros problemas.

No link abaixo você conhecerá quem pode ajudar nessa tarefa:

Contabilidade para bares e restaurantes em São Paulo – SP

Decisiva Gestão de Pessoas: apoio alinhado com as suas necessidades

Como a gente pode observar em nossa conversa, escolher a tributação de bares e restaurantes ideal pode ser algo complicado.

Mas é importante lembrar que contar com a ajuda certa facilita tudo para você.

Nós, da Decisiva, somos uma contabilidade especializada em seu segmento e vamos ajudar você a lidar com esse assunto da maneira certa, com foco nos lucros do seu empreendimento.

Clique no botão abaixo, converse com a gente e conheça de perto as vantagens de ter o nosso apoio.

Preciso melhorar a gestão tributária da minha empresa

Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da Decisiva Assessoria e Consultoria Contábil.

Somos uma empresa de prestação de serviços contábeis, fiscais, trabalhistas e societários, que tem como objetivo atender às demandas de empresas que desejam ter as melhores soluções para o seu desenvolvimento.

Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website, caso você prefira, você pode utilizar a ferramenta de chat que fica localizada no canto inferior direito de sua tela.

Sendo assim, basta nos chamar! Esperamos por você!

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!
5/5 - (1 voto)
Summary
Article Name
ributação de bares e restaurantes: como funciona?
Description
Entenda como ocorre a tributação de bares e restaurantes e como fazer escolhas econômicas. Leia nosso artigo e confira mais informações.
Author
Publisher Name
Decisiva Assessoria
Publisher Logo
Sair da versão mobile