Entenda como funcionam as modalidades de tributação e aprenda a definir qual se encaixa melhor à sua modalidade de negócio!
O setor alimentício é um dos mais otimistas do mercado, visto que o segmento é responsável por grande parte do PIB, tornando-o muito importante para a economia brasileira.
No entanto, do ponto de vista empreendedor, somente a paixão pela comida e gastronomia, não são suficientes, pois é preciso entender os contextos e as complexidades desse nicho, tanto no âmbito mercadológico, como nos pontos de criação e gestão dos restaurantes.
Por isso, quando um empreendedor decide abrir um restaurante, ele deve pensar qual será o melhor tipo de regime tributário para o segmento em questão!
Vamos entender melhor esse assunto tão importante para você e seus negócios?
Tributação para restaurantes
Esse, com toda certeza, é um dos pontos de maior impacto. Por esse motivo, torna-se imprescindível realizar um planejamento tributário para restaurantes, considerando assim, o melhor regime para a empresa.
Nessa categoria existem tributos especiais que agem em substituição tributária. São eles:
- ICMS.
- PIS.
- COFINS monofásico.
É por isso, que ter um contador especializado é vital, visto que, no momento de definir o enquadramento tributário, será importante analisar qual melhor tipo de tributação que vai onerar menos sua empresa.
Nem sempre o Simples Nacional será o melhor. Portanto, é necessário observar bem as questões relacionadas às alíquotas de cada Estado, principalmente para os empreendedores que possuem o sucesso como meta.
Levando em consideração que a legislação sofre constantes mudanças, é de extrema importância que você tenha o auxílio de profissionais experientes.
Conheça os regimes tributários para restaurantes
Simples Nacional para restaurantes:
- Tem possibilidade de redução de imposto com base de cálculo do ICMS através do PIS COFINS monofásico.
- Para Regime Especial (facilitação ao contribuinte para o cumprimento das obrigações fiscais), na maioria dos Estados, não há aplicação ou incidência em relação ao Simples Nacional, e isso é justificável devido ao enquadramento, já é considerado como um regime mais simplificado se comparado aos demais.
- Através do ICMS-ST Produtos Vendidos sem Alteração, há a possibilidade de redução com base de cálculo sobre o ICMS.
- Alguns Estados possuem ICMS-ST Produtos Vendidos com Transformação, se seu Estado o possuir, não há como obter crédito de imposto.
Lucro presumido ou real para restaurantes
Em relação às alíquotas, tudo vai depender, pois o presumido tem alíquotas determinadas com base numa previsão de faturamento, ou seja, mesmo que seu faturamento seja menor nos demais meses do ano, a aplicação se dá diante a previsão de faturamento, o que pode ou não ser bom para seus negócios.
O Lucro Real envolve aplicação de alíquotas com base no faturamento total das receitas.
Então, de forma sucinta, existem muitas variáveis e somente por meio de uma análise profunda dos seus negócios será possível escolher o melhor enquadramento tributário para sua empresa!
No entanto, veja como ficam as possibilidades a partir desses regimes!
- Há a possibilidade de redução da base de cálculo através do ICMS-ST Produtos Vendidos sem Alteração.
- O Regime Especial pode ser adotado.
- Há a possibilidade de redução com o PIS COFINS monofásico, na base de cálculo do ICMS.
- Se o Estado possuir o ICMS-ST Produtos Vendidos com Transformação, é possível obter crédito – caso o Regime Especial permita.
Portanto, que tal conversarmos agora mesmo sobre o seu restaurante? Podemos lhe ajudar na escolha do regime tributário mais adequado para sua empresa!
QUERO UMA GESTÃO EFICIENTE EM MEU RESTAURANTE!