Ícone do site Escritório de Contabilidade em São Paulo | Decisiva Assessoria

Vigilância Sanitária: o que um bar e restaurante precisa se atentar sobre ela?

Conheca Os Aspectos Relevantes Para Os Quais Voce Precisa Se Atentar Quando Se Trata De Atender A Vigilancia Sanitaria Blog - Contabilidade em São Paulo | Decisiva Assessoria e Consultória Contábil

Conheça aspectos relevantes para os quais você precisa se atentar quando se trata de atender à vigilância sanitária

Você tem um bar ou restaurante? Então atente-se a esses pontos e evite problemas junto à vigilância sanitária!

Estar em dia junto à vigilância sanitária precisa ser uma das preocupações constantemente presente no dia a dia de gestores de bares e restaurantes.

Todavia, a gente sabe que devido à rotina corrida, detalhes ligados a esse assunto podem passar despercebidos.

Em tal cenário, preparamos o presente artigo, com informações relevantes, as quais vão ajudar você a entender a importância da vigilância sanitária e o que fazer para estar em dia junto a ela em seu dia a dia.

Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?

A Decisiva pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.

Dito isso, fique com a gente até o final do nosso material e faça uma excelente leitura!

O que é a vigilância sanitária?

A gente pode ser entendida como um órgão governamental que se preocupa em promover a saúde na sociedade.

Trata-se de um ente que busca assegurar que as diferentes empresas e estabelecimentos pratiquem eu seu dia a dia ações as quais contribuam para evitar enfermidades, tendo impacto assim, na qualidade de vida da população.

Nesse sentido, é importante trazer que bares e restaurantes, ao manusearem alimentos, acabam tendo maior exposição a agentes que podem comprometer a saúde de clientes, colaboradores e outros que fazem uso de suas dependências ou mesmo consomem seus produtos.

Em tal cenário, existem muitos riscos biológicos, ou seja, aqueles ligados a bactérias, fungos, protozoários, toxinas, bacilos, dentre outros, envolvidos no dia a dia de restaurantes.

Perceba que produtos mal acondicionados podem estragar e causar sérios problemas se consumidos, descarte inadequado de alimentos pode atrair animais propagadores de pragas para o ambiente, como ratos e baratas, ou seja, existem vários riscos envolvidos os quais podem causar doenças não apenas a seus clientes, mas até mesmo vizinhos.

Talheres que não são devidamente higienizados podem servir de meio de transporte de patógenos, causadores de moléstias, para outras pessoas.

Sendo assim, a vigilância tem papel importante no que se refere à fiscalização desses ambientes.

Leitura sugerida:

Quais cuidados o seu bar e restaurante precisa ter quando se trata desse assunto?

Para que o seu bar e restaurante esteja em dia junto à vigilância sanitária, inicialmente é preciso entender junto ao próprio órgão quais as regras que devem ser cumpridas.

Você também precisará contar com rigorosas rotinas de higiene em suas dependências, agir assim contribui tanto para melhorar a qualidade das suas entregas, quanto para atender às exigências do órgão e evitar problemas os quais possam até mesmo fazer com que você tenha de fechar suas portas.

Isso envolve utilizar os EPIs adequados, ter processos que evitem contaminação, dispor da maneira certa os móveis, equipamentos e utensílios em sua cozinha.

Por exemplo, manter uma lixeira no local onde a comida é armazenada contribui para atrair roedores e outros animais que podem contaminar os alimentos.

A prática de desligar congeladores e freezers à noite para poupar energia, adotada por muitos estabelecimentos, pode estragar os produtos nele acondicionados, contribuindo para adoecer seus clientes.

Não usar toucas e utensílios de proteção pode fazer com que cabelos caiam nos alimentos.

Então, é ter cuidado de maneira abrangente com a higiene do seu bar e restaurante, tanto para poder fidelizar seus clientes com mais facilidade quanto evitar a proliferação de enfermidades.

Ainda, busque ter bastante atenção como seus produtos são armazenados e como as refeições são preparadas.

Quais problemas você pode ter quando não está em dia com ela?

Quando uma empresa não cumpre com as exigências estabelecidas pela vigilância sanitária poderá ter de lidar com muitos problemas.

Por exemplo, o empreendimento poderá ter de ser interditado até que se adeque às normas do organismos.

Além disso, poderá ter de lidar com autos de infrações e multas.

O vídeo abaixo ajudará você a saber mais sobre o assunto:

Caso os alimentos e bebidas comercializados em seu bar ou restaurante cause problemas a terceiros, você também poderá ter que lidar com processos judiciais, tendo que ser responsabilizado civil ou criminalmente.

Perceba que o art. 8°, da Lei 8.078, de 11 de setembro de 1990, afirma que os produtos e também comercializados não podem proporcionar riscos à saúde do público consumidor.

Inclusive, dependendo da situação, pode haver o pagamento de indenização por danos morais por parte da sua empresa.

Separamos um vídeo abaixo que ajudará você a entender mais sobre o assunto:

 Dessa maneira, percebe a ação e solicitações da vigilância sanitária como sendo uma oportunidade de adequar seus processos de maneira a adequar seu bar ou restaurante aos níveis máximos de higiene e segurança alimentar

A gente sabe que o seu dia a dia é bastante corrido.

No link abaixo você conhecerá quem pode auxiliar a lidar com a burocracia, para que você tenha mais tempo para se dedicar com esses assuntos em seu empreendimento:

Decisiva: apoio para que você possa estar em dia junto ao fisco com mais facilidade

Como a gente pode observar em nossa conversa, a vigilância sanitária é um organismo do Estado que tem como propósito promover a saúde na sociedade.

Nesse cenário, ela traz regras que a empresa precisa cumprir, principalmente aquelas que apresentam maiores riscos ligados ao tema, como as que comercializam e prestam serviços na área alimentícia, como bares e restaurantes.

Sabendo que atender á essas exigência é importante não apenas para evitar penalidades junto ao órgão, mas também elevar a qualidade dos seus serviços e evitar que seus clientes e público em geral esteja exposto a riscos, é fundamental buscar atender e ter uma rotinas que garanta níveis máximos de higiene e limpeza em suas dependência.

Dito isso, cabe trazer que nós, da Decisiva, somos especialistas em empresas do seu segmento e podemos dar o suporte que sua gestão precisa para que tenha mais tempo para lidar com esses assuntos.

Clique no botão abaixo, converse com a gente e conheça de perto por que contar com a nossa parceria!

Preciso de ajuda para otimizar a gestão do meu bar e restaurante!

Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da Decisiva Assessoria e Consultoria Contábil.

Somos uma empresa de prestação de serviços contábeis, fiscais, trabalhistas e societários, que tem como objetivo atender às demandas de empresas que desejam ter as melhores soluções para o seu desenvolvimento.

Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website, caso você prefira, você pode utilizar a ferramenta de chat que fica localizada no canto inferior direito de sua tela.

Sendo assim, basta nos chamar! Esperamos por você!

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!
5/5 - (1 voto)
Summary
Article Name
Vigilância Sanitária: o que um bar e restaurante precisa se atentar sobre ela?
Description
Conheça aspectos relevantes para os quais você precisa se atentar quando se trata de atender à vigilância sanitária.
Author
Publisher Name
Decisiva Contábil
Publisher Logo
Sair da versão mobile