Carnê-leão: saiba aqui tudo o que você precisa saber

Tudo o que você precisa saber sobre o carnê-leão

Veja como o carnê-leão pode auxiliar no controle de gastos no exercício da sua função como autônomo ou profissional liberal. Confira, neste artigo, tudo o que você precisa saber!

Você sabe o que é carnê-leão? É um valor obrigatório recolhido mensalmente da pessoa física que recebe rendimentos tributáveis de outra pessoa física ou que seja do exterior.

Ademais, não possuindo vínculo empregatício, portanto, sem esse valor sofrer tributação na fonte pagadora.

Logo, muitos profissionais ainda possuem dúvidas sobre esse assunto, principalmente sobre qual é a melhor opção em relação à economia dos impostos.

Portanto, se você deseja saber mais sobre esse tema, fique por aqui e acompanhe até o final.

Carnê-leão: considerações importantes

Esse tipo de declaração de imposto é obrigatório em alguns casos, como para as pessoas que recebem valores mensais superiores a R$1.903,98.

Essa declaração deve ser realizada até o último dia útil do mês seguinte ao do recebimento do rendimento, segundo as exigências da legislação do IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física).

Ademais, por sofrer alterações anuais, a pessoa que se enquadra nesse requisito deverá manter-se atualizada a cada ano.

Portanto, vamos apresentar os requisitos mais comuns de quem deve realizar o carnê-leão. São eles:

  • Pessoas físicas que recebem de outras pessoas físicas;
  • Recebidos do exterior;
  • Recebidos pelos produtores rurais;
  • Recebidos de aluguel de imóveis;
  • Recebidos de pensões alimentícias.

Por outro lado, existem profissionais que decidem continuar como pessoa física e precisam realizar esse tipo de declaração. Como a seguir:

  • Dentistas;
  • Psicólogos;
  • Médicos;
  • Engenheiros;
  • Corretores.

Carnê-leão: entenda como funciona!

Dessa forma, o carnê-leão funciona como um livro da pessoa física, contendo os registros de todas as movimentações financeiras, como as receitas e despesas do prestador de serviços. Ou seja, todas as saídas e entradas da empresa, em ordem cronológica, conforme o calendário.

Sendo assim, quando o profissional emitir o recibo ao seu cliente, por exemplo, deve fazer o lançamento desse rendimento no livro. Logo, no final do mês, todos os valores devem constar no documento.

Além disso, existem outras despesas que são comuns no dia a dia e que precisam ser registradas. São elas:

  • Aluguel;
  • Condomínio;
  • IPTU do consultório ou escritório;
  • Água, luz, telefone e internet do consultório ou escritório;
  • Folha de pagamento, como o salário, INSS, FGTS;
  • Materiais usados no dia a dia, como papéis, canetas, entre outros;
  • Honorários de serviços.

No entanto, mesmo não gerando rendimento em algum mês, precisa preencher a declaração lançando o valor zero (0).

Sendo assim, para que não haja dúvidas sobre o assunto e para que você tenha mais segurança, eficiência e praticidade nesse processo, é ideal contar com uma assessoria contábil.

A Assessoria e Consultoria Contábil Decisiva pode ajudar você!

No artigo de hoje, apresentamos o que é carnê-leão, quem deve realizar a declaração e como funciona.

Desse modo, se você ainda tem dúvidas, está enrolado com uma pilha de tarefas e responsabilidades para cumprir, contrate uma assessoria contábil para somar ao seu negócio.

Sendo assim, será possível solucionar as suas demandas e atuar de forma assertiva, agregando ainda mais valor a sua empresa.

Nós, da Assessoria e Consultoria Contábil Decisiva, somos uma empresa de prestação de serviços contábeis, fiscais, trabalhistas e societários. 

Nosso principal objetivo é fazer o seu negócio crescer, entregando resultados e proporcionando segurança e integridade em toda a assessoria e consultoria.

Por isso, conte conosco!

Para mais informações sobre os nossos serviços e como eles podem ajudar você e o seu negócio, entre em contato conosco por um dos nossos canais de atendimento.

ENTRAR EM CONTATO!

Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da Decisiva Assessoria e Consultoria Contábil.

Somos uma empresa de prestação de serviços contábeis, fiscais, trabalhistas e societários, que tem como objetivo atender às demandas de empresas que desejam ter as melhores soluções para o seu desenvolvimento.

Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website, caso você prefira, você pode utilizar a ferramenta de chat que fica localizada no canto inferior direito de sua tela.

Sendo assim, basta nos chamar! Esperamos por você!

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!
Classifique nosso post post

Deixe um comentário

Newsletter

Cadastre-se e receba

A DECISIVA ASSESSORIA E CONSULTORIA CONTÁBIL
ajuda a subir os outros degraus da escada para o sucesso! Inscreva-se na nossa newsletter e receba o conteúdo exclusivo que separamos para você!
Recomendado só para você!
O artigo desta semana continua destrinchando as novidades trazidas pelo…

Envie seu depoimento