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Toggle6 dicas para realizar a precificação na sua clínica médica
Realizar a precificação de forma correta é a melhor forma da sua clínica crescer e aumentar o seu lucro. Saiba agora mesmo como fazer isso da melhor forma!
Uma das tarefas mais importantes dos gestores de clínicas médicas é definir os preços dos serviços de saúde.
É importante que os valores estejam de acordo com as expectativas de lucro da administração, custos de instalações e concorrência.
Embora o principal objetivo das clínicas médicas seja ajudar os pacientes, outros problemas financeiros e burocráticos, que se tornam rotina em qualquer negócio, não podem ser esquecidos.
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No final das contas, toda empresa precisa de recursos para sobreviver, e isso requer um planejamento financeiro confiável. Acontece que toda essa estrutura começa pela precificação dos serviços oferecidos.
Portanto, se você é um gestor de clínicas e possui dúvidas para precificar seus serviços, esse artigo, com certeza, irá te ajudar. Continue acompanhando!
O que é precificação para clínicas?
A precificação nada mais é que um método de determinar o valor de um produto ou serviço.
Precificar serviços envolvidos em uma clínica médica é, portanto, determinar o valor a ser pago por cada serviço prestado.
Para que a precificação seja eficiente, é necessário levar em consideração fatores internos e externos, como seus custos, sua margem de lucro e os preços praticados pela concorrência.
Os valores a serem pagos devem ser corretos e suficientes em relação ao mercado e à qualidade dos serviços oferecidos. Além disso, devem ser suficientes para trazer lucro para a clínica.
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O que deve ser considerado para realizar a precificação?
Há algumas questões principais a serem analisadas quando se considera o valor dos serviços de saúde. São elas:
- Custos (custos fixos e variáveis): custos relacionados a bens/serviços utilizados na produção de outros bens/serviços;
- Margem de lucro: é a diferença entre as receitas e os custos calculados. Ou seja, mostra quanto a clínica ganha em termos de rentabilidade dos serviços prestados;
- Diferenciais dos seus serviços: você também precisa considerar os diferenciais de sua clínica, como experiência e qualificação dos profissionais, a qualidade do atendimento, etc.
- Realidade do mercado: é necessário que os valores correspondam à realidade de mercado do setor de saúde. Liste sucintamente alguns dos fatores que podem, em última instância, afetar a determinação dos valores dos serviços, como características do serviço prestado, preços praticados pela concorrência, demanda e sazonalidade.
É importante ressaltar a importância de considerar fielmente os números envolvidos em cada um desses fatores, pois somente assim será possível realizar uma precificação de qualidade.
Como fazer a precificação com dicas simples?
Separamos 6 dicas para que você, gestor de clínica médica, consiga fazer a precificação ideal para o seu negócio prosperar ainda mais.
- Ao determinar o valor real do serviço, lembre-se que o valor da venda deve cobrir custos e despesas além dos lucros acumulados;
- Nem todas as empresas possuem uma margem de lucro perfeita. Considere precificar seu serviço de forma competitiva e estratégica para obter uma margem de lucro saudável, que garantirá a longevidade de sua empresa no mercado e forneça receita suficiente;
- A definição do preço do serviço deve levar em consideração fatores internos e externos;
- É importante comparar seu serviço com o de seus concorrentes e ver se sua proposta de valor é muito baixa ou muito alta. Não se esqueça de considerar o tipo de cliente, a situação do mercado e a qualidade do serviço oferecido;
- Reveja continuamente os preços praticados na sua organização e acompanhe as alterações necessárias;
- Conte com quem entende do assunto!
Dica bônus: tenha ao seu lado uma contabilidade especialista no assunto
Cuidar de todos os detalhes da gestão de uma clínica não é uma tarefa simples, e mesmo que você seja um gestor incrível, que sabemos que é, alguns pontos acabam sendo deixados de lado.
Saber precificar é essencial para que sua clínica prospere e conquiste novos pacientes todos os dias e que eles tragam lucros para a empresa.
Portanto, se você deseja dar fim de uma vez por todas ao problema com os preços, conte com a decisiva!
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