PIX: Restituição e Pagamento do imposto de renda 2022 entenda

Restituição e pagamento do Imposto de Renda via pix: Entenda como funciona

Neste ano a declaração do Imposto de Renda completa 100 anos, para celebrar, a Receita Federal anunciou diversas novidades, inclusive a possibilidade de pagamento do IRPF 2022 e restituição via pix. Continue a leitura e entenda.

A Receita Federal está recebendo desde o dia 07 de março, a declaração do Imposto de Renda 2022, os prazos para a entrega do documento vão até dia 29 de abril.

Como ocorre anualmente, as restituições serão divididas em lotes, e quem entregar a declaração primeiro, recebe a restituição nas primeiras datas também.

Esse ano a Receita divulgou algumas novidades referentes ao IR, dentre muitas outras está a possibilidade de pagamento de DIRF e restituição via pix.

Essa modalidade é uma das mais usadas atualmente pelo brasileiro, uma maneira rápida de realizar transações. Com o incorporamento do pix, o governo busca diminuir a incidência de erros com os números das contas oferecidas para as restituições, e garantir maior praticidade para o contribuinte.

Se você ainda não sabe como funciona esse meio de restituição, e quer saber mais sobre o pix continue a leitura que a Decisiva Assessoria e  Consultoria Contábil  preparou um artigo para sanar todas as suas dúvidas quanto a restituição via pix, entenda.

Quer saber mais sobre Imposto de Renda e ficar por dentro de tudo sobre o IR2022? Acesse os links abaixo e veja material sobre o assunto no nosso blog

Como funciona a restituição e pagamento  do Imposto de Renda?

Anualmente a Receita Federal recebe as declarações do imposto de renda referente aos tributos pagos pelo contribuinte.

A declaração é uma maneira do governo verificar se os impostos pagos pelos cidadãos correspondem ao valor necessário para cada contribuinte.

Há casos em que o contribuinte não pagou o tanto de imposto correspondente a sua renda, então será feita a cobrança proporcional ao valor devido.

Nos casos em que o contribuinte pagou a maior, teve imposto retido na fonte, será feita a restituição do valor em lotes liberados após o prazo final para a entrega da declaração.

Vale a pena ressaltar que, em casos de divergências de dados, sonegação, dados não declarados, o contribuinte pode ser multado, ou até mesmo cair na malha fina.

Veja aqui se você é obrigado a declarar o Imposto de Renda 2022,

Como funciona o pagamento do Imposto de Renda via pix?

O documento é fornecido ao contribuinte com todas as informações necessárias para a realização do pagamento, até ano passado, era utilizado o código de barras para efetuar o pagamento.

Agora, o contribuinte poderá realizar o pagamento pelo QR-code utilizando a opção de pagamento via pix disponibilizada no aplicativo do banco.

Como funciona a restituição do Imposto de Renda via pix?

No geral, a restituição seguirá as mesmas regras de pagamento como era feito no passado, até o último ano era possível receber os valores da restituição via conta bancária, poupança e conta pagamento. 

Essas operações continuam válidas para o usuário que não queira receber via a sua restituição via pix.

A restituição do IR via pix é uma novidade incorporada pela Receita esse ano, com ela, o governo busca oferecer um meio prático e com menor índice de erros para os contribuintes.

Como receber a restituição via pix?

Para ter o valor restituído via pix é bem simples, basta o contribuinte escolher a opção de restituição no ato do preenchimento da declaração.

Para garantir a restituição via pix, a chave utilizada deve ser obrigatoriamente o número correspondente ao CPF do titular da declaração. Essa chave não pode ser correspondente a celular ou e-mail, por exemplo.

Quando vou receber a restituição do Imposto de Renda via pix?

A restituição via pix segue o mesmo cronograma das restituição via qualquer outro meio, esse  valor é restituído em ordem prioritária, e quem entregar a declaração primeiro garante a restituição primeiro também.

Quais são as datas para a restituição do IR 2022? 

A restituição acontecerá em 5 lotes, com início previsto para maio, veja:

  1. 31 de maio
  2. 30 de junho
  3. 29 de julho
  4. 31 de agosto
  5. 30 de setembro

A Decisiva Assessoria e Consultoria  Contábil pode te ajudar 

A declaração do IR é complexa, né? São diversas normas e novidades a cada ano, complicando o processo para quem não trabalha diretamente com os assuntos fiscais, por isso que se faz necessário o olhar de  um especialista para garantir o sucesso do processo.

A Decisiva  conta com um time de especialistas que dispõe de conhecimentos específicos e atualizações sobre tudo que ocorre em relação ao imposto de renda, com a nossa ajuda, você  contribui, garante uma declaração sem erros, evitando problemas com o fisco,e ainda garante sua restituição.

CLIQUE AQUI E GARANTA AGORA A SUA RESTITUIÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA VIA PIX

Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da Decisiva Assessoria e Consultoria Contábil.

Somos uma empresa de prestação de serviços contábeis, fiscais, trabalhistas e societários, que tem como objetivo atender às demandas de empresas que desejam ter as melhores soluções para o seu desenvolvimento.

Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website, caso você prefira, você pode utilizar a ferramenta de chat que fica localizada no canto inferior direito de sua tela.

Sendo assim, basta nos chamar! Esperamos por você!

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!
5/5 - (1 vote)
Summary
PIX: Restituição e Pagamento do imposto de renda 2022 entenda
Article Name
PIX: Restituição e Pagamento do imposto de renda 2022 entenda
Description
Quer saber como funciona a restituição do IR via pix? Entenda agora como utilizar o pix para ter sua restituição do Imposto de Renda 2022, leia o artigo em nosso blog e entenda.
Author
Publisher Name
DECISIVA CONTÁBIL
Publisher Logo

Deixe um comentário

Newsletter

Cadastre-se e receba

A DECISIVA ASSESSORIA E CONSULTORIA CONTÁBIL
ajuda a subir os outros degraus da escada para o sucesso! Inscreva-se na nossa newsletter e receba o conteúdo exclusivo que separamos para você!
Recomendado só para você!
Descubra o que fazer para solucionar o cpf bloqueado  …

Envie seu depoimento